Última transmissão da TV Tupi (1980)




Esse vídeo de propriedade do perfil Video Archives Brasil é de uma raridade ímpar. E, para complementar, segue abaixo O texto abaixo é do "--" (isso mesmo). E, com um nome de perfil desses, é provável que a qualquer momento o Google retire do ar. Mas vale a pena ler o registro abaixo do perfil "--". Isso mesmo, é o nome do perfil. E como o relato é bem detalhado com o que ocorreu na época, vale a pena reproduzir aqui. As chances do Google de deletar um perfil que se chama -- é muito grande.

Espero que todos os fãs da Tupi leiam este comentário e entendam os motivos que levaram o fim dessa emissora:
A Tupi fora originalmente cassada em 1977, mas não saiu do ar pela sua magnitude. Os funcionários não recebiam, havia greve de fome, mortes, protestos em lugares públicos onde o Presidente Figueiredo frequentava, os condôminos só brigavam, e anulavam a venda de emissoras pequenas. A Tupi não poderia ficar fora do ar diante da lei, e os funcionários precisariam ser pagos para trabalhar. E aí, como é que fica?
Tinha alguns entregando documentos para o Presidente com um "Plano".
Oque na minha visão parece, é que os funcionários queriam assumir a emissora tal como foi proposto na crise que levou o fim da TV Excelsior, na qual a emissora viraria uma "TV Cultura" da vida.
Pois bem, tentaram vender a rede para vários grupos, sem sucesso divida enorme.
Para complementar, os Diários Associados emitiram vários cheques sem fundo e entraram com um pedido de falência logo em seguida.
Os funcionários foram para o congresso fazer greve de FOME e funcionários diabéticos passaram mal. O governo começou a encorajar a venda de uma parte da rede para um grupo misterioso que supostamente se tratava da Abril.
Dois condôminos começaram a brigar publicamente, e vieram a público dizer que a Rede Tupi teria sido furtada e apontou muitas irregularidades. Vários desvios de receita, contratos de milhões de dólares e problemas envolvendo afiliadas.
Enquanto isso, os responsáveis pelas Tupis do Rio e SP pensavam que se iriam ou não desligar os transmissores e deixar o governo cassar a emissora.
O governo começou a avisar que a situação estava sobre controle e que a emissora seria comprada mesmo. Os funcionários duvidavam e começaram a acusar o próprio governo.
Gilberto Chateaubriand chamou Edmundo Monteiro de "Mikey Mouse" se referindo ao como um rato.
Tentam vender a TV Alterosa, mas....sem sucesso. Um dos condôminos não quis assinar.
Pessoas do governo dizem que a última saída seria cassar a Tupi, e que todos podem ficar tranquilos.
O governo estabeleceu um tempo limite para a Tupi resolver essa bagunça e vender logo a rede. Alegando que já tinha os compradores e que só faltava escolher a maneira e o modo de fazer isso. No mesmo dia, a Tupi SP sai do ar, e diante da lei seria cassada mas o governo assegurou a concessão expirada.
No dia seguinte, uma reunião com o Presidente é realizada afim de decidir o futuro da Rede Tupi de Televisão de uma vez por todas.
Por fim, o Presidente decidiu deixar para trás o processo de venda e optou por cassar a Rede Tupi de Televisão alegando vários motivos:
1 - Não pagam salários
2 - Não pagam serviços prestados por empresas do próprio governo
3 - Não recolhem as contribuições sociais obrigatórias
4 - Problemas na transferência de concessão
Os ministros ainda explicaram que vinham se reunindo para determinar como seria a venda, mas chegaram ao resultado de que não valeria a pena, por conta das dívidas exorbitantes, correções monetárias. Enfim, seria inútil, e o melhor era licitar.
O governo decidiu cassar não apenas as concessões do Rio e São Paulo, mas também de Minas Gerais e Rio Grande do Sul por medo que a Rede Globo monopolizasse o mercado e visando o surgimento de uma nova rede nacional.
Então, seria melhor formas duas redes completas (SBT, Manchete) ao invés de deixar as concessões com um grupo que não honra suas dividas.
O governo deixou 13 canais para a Tupi, e todos eles se integraram a rede de Silvio Santos.
Agora chegamos a esse vídeo com os minutos finais da Rede.

Fonte: Perfil -- https://www.youtube.com/channel/UCBoX21KS4pMNI5vY05Czyhg

Postar um comentário

0 Comentários